quinta-feira, 19 de julho de 2007

Quando a Internet é usada não só como fonte de pesquisa e entretenimento...

surgem projetos como este:
A ESCOLA SEM PAPÉIS: UM PASSO PARA O FUTURO. INTEGRANDO A WEB NO ENSINO BÁSICO CATARINENSE

Proponente: Professora Nildes Macedo Lage.
Turma envolvida: 8ª série 81 (38 alunos)
Equipe de aplicação:
Orientador: Doutor João Bosco da Mota Alves, Professor titular do Departamento de Informática e Estatística e do Programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Professor responsável: Nildes Macedo Lage, Mestre em Lingüística, Professora de Língua Portuguesa, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Estagiário de informática: Acadêmico Yuri Gomes Cardenas , do Curso de Sistemas de Informação, UFSC.
Apoio técnico e pedagógico:Elizabeth A. Antunes (Professora/Coordª da Sala Informatizada);Altair Alves Lúcio Felipe (Orientadora educacional); Maria Alice Corrêa Benavides( Orientadora Educacional).

Objetivo geral: Integrar a informática às práticas de ensino para adquirir e construir o conhecimento interdisciplinar do aluno, tomando como instrumento a produção de enunciados em Língua Portuguesa. Pretende-se que essa construção ocorra ativamente, para que o discente possa, no futuro imediato, interagir com o ambiente escolar, interpretar e expor com palavras próprias os conteúdos disciplinares, receber e produzir mensagens de alcance ilimitado, dadas as possibilidades abertas pela informática e pela Internet.

Objetivo específico: Fornecer ferramentas para...
*Proporcionar o aprofundamento dos temas estudados, utilizando textos de distintas áreas de conhecimento, com possibilidade de interagir com outros enfoques e outras linguagens além da textual: vídeos, gráficos, fórum de discussão, etc.;
* Dar ao professor a oportunidade de agregar qualidade e dinamismo às aulas;
*Reconhecer e atender a dificuldades individuais, oferecendo material didático de acordo com as necessidades e ritmo de aprendizagem de cada um;
*Ler e compreender textos sobre acontecimentos ou temas de maior abrangência por eles suscitados;
* Enviar textos pela rede, podendo refazê-los a partir dos comentários e correções do professor;
* Participar, questionando e opinando sobre eventos e idéias da atualidade, no Brasil e no mundo;
*Pesquisar informações na rede e partilhá-las com jovens de todas as regiões do mundo em que se fale a Língua Portuguesa.


Metodologia:
Os alunos terão aulas presenciais, teóricas e práticas, que apresentam, em sala de aula, os conteúdos que fazem parte do planejamento da disciplina de Língua Portuguesa, em módulos ou projetos a serem desenvolvidos. Explicado o conteúdo, tiradas as dúvidas, os alunos irão à sala informatizada, e, on line, utilizando o software Moodle, acessível em língua portuguesa com se-nhas individuais, realizarão as tarefas propostas. Em caso de dúvida, poderão acessar o Moodle de sua casa, de onde existir computador ou da sala informatizada da escola, em horário a isso destinado, interagindo, então, com o professor. Este corrigirá os trabalhos, tecerá comentários e sugestões, que os alunos levarão em conta, se necessário, ao refazer a tarefa. Semanalmente, serão propostos temas para o fórum de discussão, estimulando-se o aluno a ler, expressar-se com clareza e estabelecer julgamentos de valor, argumentando com clareza e espírito cooperativo.Espera-se que o aluno agregue à apreensão de conhecimentos enciclopédicos e de procedimento, o prazer de ampliar, por via da Informática, sua visão de mundo.

O software
Moodle é um sistema de gerenciamento de cursos projetado para ajudar os professores, utilizando recurso on line. O software vem sendo usado em todo o mundo por universidades, escola de nível técnico e médio, empresas e professores isolados. Seu código é aberto (open source), o uso livre, gratuito; foi traduzido e adaptado para o português e é disponível em vários sítios da Universidade Federal de Santa Catarina.
No ensino fundamental, o Moodle – como outros programas similares - ainda está em fase de experimentação. Sua aplicação ao ensino básico de Língua Portuguesa poderá, se bem sucedida, ser utilizada pelas demais disciplinas e em outras escolas, criando-se uma cultura de uso das tecnologias de informação e da comunicação na rede pública municipal de Florianópolis.

Cronograma


O projeto tem duração prevista de um ano letivo, com eventual prorrogação, segmentado em trimestres.
Quer conferir o trabalho mais de perto? Acesse o site neste endereço http://moodle.rexlab.ufsc.br



Estes são momentos da turma na Sala Informatizada

Estamos concluindo

  • A Independência dos EUA


Com os objetivos de descobrir as relações entre o crescimento das TREZE COLÔNIAS e a introdução do arrocho colonial, a difusão dos ideais iluministas, a ruptura com a metrópole, e consequentemente a hegemonia norte-americana na contemporaneidade, os alunos das sétimas séries 71, 72 e 73, da profª Greyce (História), estiveram na SI desenvolvendo este trabalho.
Num primeiro momento os alunos pesquisaram na Internet sobre o tema, navegando em sites indicados pela profª Greyce. Foram, momentos de muita leitura: de textos e de imagens!
Num segundo momento aconteceu a coleta de informações com anotações no caderno.
Num terceiro momento eles produziram uma apresentação em Power Point com todas as informações coletadas.
E após as férias, ou melhor, na primeira semana de agosto, faremos a socialização das produções das turmas. Esperamos que os alunos nos surpreendam com as suas apresentações! Então até lá.


Momentos das duas turmas aqui na SI com a profª Greyce
  • Op Art em movimento
Os alunos da 8ª série 82 e da 7ª série 73, da profª Viviane (Artes), após conhecerem em sala de aula o conceito de Op Art e analisar as obras dos artistas Victor Vassarely e Escher, criaram desenhos baseados nestas obras com a intenção de explorar o movimento das formas, principalmente geométricas, sugerido pela Op Art.
A partir disso, surgiu a idéia de se trabalhar o movimento artístico Op Art na SI usando o MicroMundos pelo fato deste programa fornecer muitas possibilidades para esse tipo de criação.
Então, com o objetivo de fazer figuras geométricas animadas com cor, criando imagens com efeitos ópticos de acordo com a proposta do movimento artístico Op Art, iniciou-se este projeto.
Durante o andamento na SI, os alunos seguiram um roteiro elaborado pela profª Viviane e exploraram as diversas ferramentas e comandos disponíveis. Começaram do mais simples, criando formas geométricas básicas, e foram até o mais complexo, criando suas próprias figuras animadas.
Os resultados da turma 82, que já concluíram, foram ótimos. As obras de arte feitas pela maioria dos alunos ficaram muito bonitas. Parabéns a todos aqueles que se empenharam!
Já a turma 73 só irá concluir na 1ª semana de agosto, mas com certeza também teremos belas obras destes nossos artistas.
Até agosto então!


Esta imagem mostra alguns exemplos de figuras criadas pela turma 82

terça-feira, 17 de julho de 2007

Produzindo História em Quadrinhos

Com a utilização deste CD...
duas turmas da nossa escola estiveram aqui na Sala Informatizada produzindo histórias em quadrinhos. Porém, a maneira como trabalharam foi bem diferente! Saiba como tudo aconteceu lendo os relatos a seguir:
  • O leão e o ratinho
Este foi o título do projeto desenvolvido pela profª Arlení, com suas duas turmas: 4ª série 41 e 43. Através dele, buscou-se aplicar uma maneira mais prazerosa de produção de texto! E produziu-se uma história em quadrinhos a partir de uma fábula lida.
Em sala de aula e em casa foram lidas várias fábulas e os alunos selecionaram uma para transformar em história em quadrinhos.
Foram trabalhados diversos conteúdos/conceitos, entre eles: história em quadrinho, tipos de balões, onomatopéias, ortografia, pontuação, acentuação e reestruturação.
Na SI, foram montados os cenários, escolhidos personagens e objetos. Também escolheram balões e digitaram as falas.
Depois de tudo pronto os trabalhos foram impressos, mas para nossa frustação os textos não apareceram na impressão. Problemas de compatibilidade do CD com o Windows XP... Fazer o quê? Tentamos, tentamos mas não conseguimos solucionar este problema. Mesmo assim as histórias ficaram com cenários bem caprichados. Parabéns a todos!!!



Momento de ação na Sala Informatizada

  • Turma da Mônica
Este trabalho, da profª Marlise e suas turmas de 2ª série, surgiu com os objetivos de levar o aluno à:
*produzir um texto em quadrinhos adequando cenários, personagens e falas;
*observar a escrita correta das palavras, o uso de letras maiúsculas, acentos e pontuação;
E, para os alunos que ainda não sabem ler:
*reconhecer e memorizar as letras do teclado do computador, diferenciando também letras maiúsculas e minúsculas;
*perceber a relação do som das palavras que desejar escrever com as letras utilizadas.

Toda a produção das histórias em quadrinhos aconteceu aqui na Sala Informatizada, os alunos escolheram personagens da Turma da Mônica, objetos, balões e cenários disponíveis no CD, criaram seus enredos e as falas. Trabalharam o tempo todo em dupla, e suas histórias foram bem variadas e criativas.
Tanto na turma 21 como na turma 24 tivemos ótimas histórias. Adorei o empenho de vocês alunos! Ah, de vocês também professoras!
Confira abaixo uma das produções das turmas.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Retomando as atividades

Nossa escola, assim como muitas outras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, esteve com suas atividades paralisadas durante todo o período em que os servidores da PMF estiveram em greve lutando pelos seus direitos.
Sendo assim, a SI Dilusa também esteve fechada e nada mais foi postado desde então.
Bem, com o fim da greve, retomamos as atividades no último dia 5 deste mês e já estamos dando continuidade aos projetos que estavam em andamento.
Aguardem novas postagens em breve!