segunda-feira, 29 de junho de 2009

A casa e o seu dono

Este foi o título da atividade desenvolvida pela turma do projeto "Classe de Alfabetização e Letramento: uma proposta de reagrupamento". Projeto que tem como objetivo oportunizar aos alunos das 4ª séries novas alternativas pedagógicas para desenvolver as capacidades de leitura e escrita.

Após os alunos terem trabalhado com a profª Grasiela o texto “A casa e o seu dono” de Elias José, surgiu a ideia de transformá-lo em um texto com rima.


Cada aluno produziu o seu próprio texto e na sala informatizada, acompanhados pelas professoras Grasi e Beth, digitaram e scanearam os desenhos das suas respectivas casinhas.

Ao final desse trabalho cada aluno receberá um livro constando o texto de cada participante do projeto.

Como são textos curtos, pretendemos também fazer uma gravação dos mesmos no programa Audacity e veiculá-los na rádio da nossa escola.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Explorando sites

Com os objetivos de:
  • Compreender que o movimento de rotação da Terra, faz com que existam diferentes horários em diversas partes do mundo;
  • Identificar cada estado brasileiro, relacionando com seu espaço (área) correspondente;
Os alunos das turmas 61, 62, 63 e 64


na aula de geografia/ profº Isaac, estiveram aqui na SI DILUSA
exercendo seus conhecimentos através de leitura de texto, observação de imagem e realização de algumas atividades propostas em sites de pesquisa sugeridos pelo professor, entre eles: www.santiagosiqueira.pro.br

Clicando nos links abaixo você também poderá ler e explorar as atividades aqui realizadas:

História sobre os fusos horários;

Mapa dos fusos horários
(é só passar o mouse para ver a hora real em vários locais do nosso planeta
e perceber as diferenças de fusos horários);

História sobre os movimentos da Terra;

Quebra-cabeça dos estados do Brasil.

Então, clique, aprenda e divirta-se!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Espinhas?! Mitos e verdades.



Esta atividade está sendo desenvolvida com a turma 83:

Nas aulas de Língua Portuguesa/Profª Nildes, os alunos leram dois textos. O primeiro de cunho científico, “A acne, incomoda”, enquanto o segundo “Como evitar espinhas” baseado no conhecimento coletivo, no senso comum.
Após, identificaram características do gênero textual estudado e desenvolveram diversas atividades relacionadas a eles.

Nas aulas de Ciências/Profº Rafael, o texto
“A acne, incomoda” será relido com a turma, tirando-se dúvidas e explicando-se os conceitos científicos. Os alunos também irão ao laboratório de Ciências para uma aula prática.


Na sala informatizada, com as profªs Nildes e Beth, eles estão realizando, em duplas, atividades de pesquisa sobre o assunto, e, por fim, produzirão um folheto com informações importantes sobre a acne para socializá-la com os colegas de outras turmas
da escola: as verdades e os mitos do assunto em questão.



Os alunos da turma também irão avaliar os folhetos. Escolherão um deles para ser entregue aos colegas, de acordo com critérios estabelecidos pelo grupo: clareza, linguagem adequada, informações pertinentes ao trabalho proposto, característica do gênero textual folheto, uso padão da Língua Portuguesa.

Então, é só aguardar que logo estaremos divulgando o folheto na escola.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A rádio da escola já tem nome



Este foi o nome escolhido, depois de um processo de eleição, onde toda a comunidade escolar pode votar.



Desde a inauguração, a rádio ONDA JOVEM tem funcionado ao vivo, em caráter experimental, no horário dos recreios, veiculando músicas e recados.


Mas a equipe já está se preparando: hoje tivemos uma oficina sobre o Audacity e na próxima semana iniciaremos as gravações dos programas fixos da rádio.



O grupo também está criando um blog para que todos possam acompanhar os acontecimentos sobre este projeto.
Em breve estaremos disponibilizando o endereço.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Como se faz sabonete?

Foi o que as turmas 21 e 22, da professora Marta, foram aprender no laboratório de Ciências. Lá, eles ouviram e visualizaram todo o processo com as explicações da professora Letícia. Já na sala informatizada, com as professoras Marta e Beth, eles fizeram o relato do que aprenderam nesta aula. Confira um dos textos produzidos clicando na imagem abaixo.

Festa do meio ambiente com a família na escola

Depois de uma semana com diversas atividades relacionadas a questão do meio ambiente, tivemos no sábado -dia 6 de junho- um grande evento envolvendo não só os alunos e professores, mas toda a comunidade.
Durante o dia tivemos:

Oficina de Detergente e Amaciante, com a profª Letícia;

Inauguração da Rádio na Escola;

Apresentação do Africatarina;

Manifestação Ciclística, organizada pelo Plano Diretor;

Exposição Permanente “Bichos do Mato” de Raquel Macruz;

Exposição de produtos do PRO-REPA;

Apresentação do Boi-de-mamão da EBM Dilma Lúcia dos Santos;

Brechó das oitavas séries;

Oficinas da Escola Aberta.

Jogos e estafetas envolvendo pais, educadores e alunos;

Exposição de trabalhos dos alunos;

E na sala informatizada pais e alunos puderam criar ou acessar suas árvores genealógicas.

Foi um dia de muito movimento e integração!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Países desenvolvidos... Países subdesenvolvidos... O que faz a diferença?

Buscando informações com pesquisas na internet e na biblioteca, os alunos das turmas 71,72, 73 e 74, nas aulas de geografia do professor Isaac, estão descobrindo características importantes de vários países, para que assim possam estabelecer aspectos que diferenciam um país desenvolvido de um subdesenvolvido.
Os dados estão sendo coletados conforme orientações dadas pelo professor e pretende-se socializar as informações através de um blog. Cada grupo terá o seu e nele poderão postar textos, imagens, vídeos, conforme acharem necessário.

Alguns momentos das aulas na sala informatizada foram registrados:



Compreendendo-se como SUJEITO!

Este foi um dos objetivos desta atividade desenvolvida pela turma 33 da prof. Cida. Através dela os alunos puderam expressar um pouco da sua história de vida e a da sua família, observando a diversidade de sujeitos e a organização do seu grupo familiar e dos demais colegas. Foram produzidos desenhos, textos orais e escritos. E também, depois de pesquisa realizada com os familiares, eles montaram a sua árvore genealógica... como esta que você vê abaixo!

Fazendo arte

Este é um projeto da turma 42 e da professora Cristiane Farias. Ele já está sendo desenvolvido e só será encerrado no final do ano.
Na SI Dilusa, os encontros são quinzenais. Aqui, eles pesquisam na internet, em sites pré-definidos, a biografia de artistas do cinema, artes plásticas e literatura. Depois de cada pesquisa acontece a produção de um texto biográfico do artista “da semana” e em sala de aula é desenvolvida uma atividade artística relacionada ao artista pesquisado na semana anterior.
Pretende-se através deste projeto que os alunos:
  • Apreciem diferentes formas de expressão artística;
  • Conheçam artistas importantes do cinema, artes plásticas e literatura.
  • Valorizem artistas e suas obras.
  • Ampliem o repertório cultural por meio da arte.
Segundo a professora "Em todas as culturas, épocas e povos, o ser humano produziu e continua a produzir Arte. E é através dessas produções que acabamos tendo acesso a diferentes formas de pensar e sentir. Diante disto, cabe a escola permitir que os educandos tenham acesso a esses conhecimentos produzidos pela humanidade. E, a partir deste contato, a ideia é despertá-los para a possibilidade de também expressarem emoções e intenções “fazendo arte”."

Momentos de pesquisa na sala informatizada