quinta-feira, 23 de julho de 2009

Crescimento populacional, uso dos recursos naturais e pobreza

Estes foram os temas estudados durante este trabalho com as turmas 81, 82 e 83, nas aulas de Geografia da profª Zaira.

Com os objetivos de conhecer e discutir as teorias demográficas (Malthusiana, neomalthusiana e reformista); melhorar a capacidade de leitura e interpretação de gráficos e tabelas; aperfeiçoar o uso do programa de planilha de dados e o editor de texto do Linux Educacional 3.0, os alunos realizaram aqui na sala informatizada as seguintes atividades:

Atividade 1:
Inserir dados relacionados a População mundial, entre 1750 a 2000, na tabela do Calc (editor de planilha). Gerar gráfico, observando: tipo de gráfico, escala do gráfico, título e fonte.

Atividade 2: Ler no site http://educacao.uol.com.br/geografia/teorias-demograficas.jhtm, sugerido pela profª, sobre as teorias demográficas. Após a leitura, usando o Writer (editor de texto), responder a questões produzindo um texto, com base no estudo das 3 diferentes teorias demográficas e na análise do gráfico.

Os alunos serão avaliados pelo gráfico gerado, pela produção do texto explicativo, pela capacidade de trabalhar em dupla ou grupo, pelo cuidado com o espaço e os equipamentos da sala informatizada e pela participação e cooperação.

Leitura e interpretação de gráficos e tabelas

Com os objetivos de:
  • Melhorar a capacidade de leitura e interpretação de gráficos e tabela;
  • Possibilitar contato com o programa gerador de gráficos.
Os alunos das quintas séries 51, 52 e 53, durante umas cinco aulas de Geografia - prof. Zaira, estiveram desenvolvendo este trabalho.

Pesquisando na Internet


Gerando os gráficos

Durante as aulas eles realizaram duas atividades:


Atividade 1: Em duplas, pesquisaram dados na internet (www.ibge.gov.br/paisesat) sobre o Índice de Desenvolvimento Humano dos seguintes países: Etiópia, África do Sul, China, Brasil, Estado Unidos, Islândia. Em seguida os dados foram inseridos na tabela e o 1º gráfico foi gerado.

Atividade 2: Com base numa tabela dada pela professora, eles inseriram os dados no programa e selecionaram o gráfico adequado para representar os dados. O 2º gráfico foi gerado.

A avaliação será baseada nos dois produtos de cada grupo, ou seja, os dois gráficos produzidos e também no envolvimento da dupla durante o trabalho.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Histórias sobre animais: criações em sala de aula

Este trabalho, desenvolvido na turma 63 em aulas de Ciências(prof. Carlos) e Português(prof. Nildes), fez parte do TCC(Trabalho de Conclusão de Curso) da estudante Laise Orsi Becker, da UFSC.

O objetivo principal foi a construção de histórias sobre animais viventes na Ilha de Santa Catarina, como os que você vê abaixo.

Os alunos escolheram o animal, pesquisaram sobre ele e por fim, em duplas, produziram suas histórias.

Aqui na sala informatizada, a prof. Beth,o prof. Carlos e a Laise, os orientaram no momento da pesquisa na Internet e na digitalização e formatação das histórias.

Já, a prof. Nildes, os encaminhou mais de perto no gênero narrativo e na construção literária, assim como na ortografia e gramática.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jornalista na escola

Hoje, no período matutino, recebemos em nossa escola a visita do jornalista da CBN, Helton Luiz.

Ele esteve conversando com a equipe do projeto da rádio, compartilhando suas próprias experiências, trazendo dicas e informações que com certeza ajudarão nos momentos de produção dos programas e nos encaminhamentos necessários para a estruturação dos trabalhos.

Agradecemos ao Elton e a assessora do NTE, Suleica, pelo momento rico de interação que nos proporcionaram.
Ah! Clicando aqui você poderá visualizar mais momentos da visita do Helton na nossa escola, como também no NTE e em outras escolas da rede.

Sistema Solar e Movimentos da Terra

A turma 33, da professora Cida, esteve na sala informatizada lendo textos e magens sobre o universo e o Sistema Solar.

Foram explorados dois sites: o do IBGE e o do professor Santiago.


Clicando nos links abaixo você pode conferir o que vivenciamos na sala informatizada:
- Atlas Geográfico Escolar
(nesta página clique em NOSSO PLANETA NO UNIVERSO)

-Capitão Tormenta e Paco em MOVIMENTOS DA TERRA

Após a leitura, tivemos um momento de criação e prazer, onde os alunos expressaram através de desenhos aquilo que mais lhes chamou a atenção.
Confira no álbum as produções da turma!



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Trabalhando com gráficos

Os alunos das turmas 83, 73 e 74, numa das aulas de matemática da professora Marisa, estiveram aqui na sala informatizada trabalhando com o Calc, editor de planilha do BrOffice.
Eles inseriram os dados que desejavam na planilha e geraram gráficos, escolhendo dentre os modelos disponíveis, os mais apropriados para a visualização e conclusão da atividade proposta pela professora.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Novos ajustes na SI DILUSA

Hoje, durante toda a tarde, a sala informatizada esteve fechada. Os técnicos do CPD estiveram aqui para instalar o Linux Educacional 3.0 e a rede lógica.

Além disso, agora estamos com duas impressoras conectadas aos micros, sendo uma delas colorida, e o mais incrível: o scanner foi instalado!

Nos próximos dias, estaremos reorganizando e retomando os trabalhos já iniciados.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Trabalhando com parlendas

É o que estamos fazendo nas aulas das turmas 11 e 12, da profª Tânia.
A cada encontro realizado, os alunos escolhem uma parlenda, já trabalhada em sala de aula, para digitar e ilustrar no Kolourpaint.

Segundo a professora "Através desta atividade os alunos exercitam os grafemas e fonemas; identificam as rimas nos textos trabalhados; fixam o alfabeto; interpretam através de desenhos os textos e se familiarizam com o computador e seus acessórios."

Ao final, concluiremos com um livro da turma.

História em quadrinhos

Os alunos das turmas 51-52 e 53, nas aulas de Inglês da prof. Helena, estão produzindo histórias em quadrinhos.

O objetivo principal é que eles compreendam o us
o de "introductions e good byes" e os utilizem nas falas dos personagens.

Cada grupo, de dois ou três alunos, está buscando imagens na internet que estejam de acordo com seus projetos, feitos em sala de aula.

O software que iremos usar para a criação das histórias é o Impress, e cada slide corresponderá a um quadrinho.
Serão histórias curtas, de no máximo seis quadrinhos.

Alguns grupos já estão quase prontos, como se pode ver nas produções abaixo, das turmas 52 e 53:


Produção da Turma 52 Produção da Turma 53