sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Contaminação da água

Com o objetivo de fazer com que os alunos reconheçam os efeitos das atividades humanas na qualidade da água, surgiu esta atividade. Ela foi desenvolvida pela turma 53 nas aulas de Ciências, profº Carlos.
As aulas na sala informatizada foram dadas com o auxílio do software BrOffice Impress e TV, para que os alunos visualizassem: de onde a água é coletada, como ela é usada e para onde ela vai depois de usada (esgoto).

Os alunos também produziram e apresentaram, em sala de aula, maquetes sobre este tema.



segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vertebrados

As turmas 63 e 64, nas aulas de Ciências, profº Carlos, estão utilizando o espaço e os recursos da sala informatizada para conhecer mais sobre os animais vertebrados.

A cada aula, o professor, com o auxílio do software BrOffice Impress e TV, explica as principais características de um determinado grupo destes animais e os alunos registram sobre o que aprenderam.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aconteceu nesta semana...

Quadrinhos: socialização das turmas 52 e 53

Na terça-feira, pela manhã, e na quarta-feira, período vespertino, as turmas 52 e 53 apresentaram suas produções para os demais colegas da turma.



Foram mostradas quase 30 histórias em quadrinhos e alguns momentos foram registrados.
Confira nas fotos!



Podcast: a hora da escolha.

Na última quarta-feira, os alunos da rádio (turno matutino) e as profªs Viviane e Beth, aqui na sala informatizada, visualizaram três diferentes modelos de Podcast e entre eles, escolheram um que foi usado para a criação do podcast da rádio.

Para conferir clique aqui.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis

Este tema está sendo estudado e discutido nas aulas de Ciências das turmas 81 e 82, profº Luiz Alberto.
O objetivo deste trabalho é que os alunos conheçam e verifiquem a importância de estarem bem informados sobre as DSTs.
Eles estão pesquisando em grupos, sendo cada grupo responsável por uma doença específica.

Momentos da turma 81

As informações coletadas, depois de analisadas pelo grupo, estão sendo organizadas em forma de texto. E para socializar as descobertas realizadas, eles montarão uma apresentação no Impress, utilizando imagens, textos escritos e gravados. Pretendemos utilizar estes áudios para montar um programa sobre as DSTs e veicular na rádio da escola.

Momentos da turma 82

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Doenças causadas por helmintos

Este é o assunto que está sendo estudado pelas turmas 61 e 62, nas aulas de Ciências, profº Luiz Alberto.

Pretende-se que com este trabalho os alunos conheçam as doenças transmitidas por esses invertebrados, parasitas ao homem, e verifiquem a existência de tratamentos das enfermidades por eles causadas, e também como se dá a prevenção.

Todas as informações coletadas estão sendo organizadas em forma de texto, para serem enviadas por e-mail ao professor.
Além disso, eles também farão uma apresentação utilizando o Impress, para socializar com os colegas o que aprenderam.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Projeto de Leitura e Produção

Projeto da escola, sob o direcionamento da profª de Português Nildes, cuja dinâmica de trabalho proposta, de forma geral, envolve atividades de leitura, produção oral e escrita.
Profª Nildes e a turma 43

Para a organização didática das propostas deste trabalho, o Projeto de Leitura e Produção foi dividido em sub – ações e/ou sub – projetos de intervenção para o bloco inicial de alfabetização, anos intermediários e anos finais, conforme as necessidades apresentadas pelos alunos.

Tem como objetivos:
  • Capacitar o aluno a ler, extrair significados e estabelecer relações entre o que lê e sua experiência cognitiva – o que viu e vê, pensou ou pensa, sentiu ou sente;
  • Contextualizar as informações de dado texto, considerando o contexto em que são formuladas ou que se deduzem de sua formulação;
  • Desenvolver em todas as disciplinas o processo de leitura e entendimento de texto, buscando integrá-las;
  • Conhecer e diferenciar gêneros textuais distintos.

E assim, dentro desta proposta, temos quatro turmas desenvolvendo trabalhos aqui na sala informatizada:

Estão trabalhando com contos de fada:

A turma 42, profª Cris

e a turma 33, profª Cida.

As turmas 41 e 44, profª Arlení, estão trabalhando com contos de terror.

A turma 43, profª Zenilda, está trabalhando com reconto.

Nesta primeira etapa, eles estão aprendendo sobre como se escreve um conto através da visualização e audição de textos já prontos. Posteriormente eles estarão produzindo seus próprios textos: coletivamente e individualmente.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

IMC

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida que permite aos médicos fazer uma avaliação preliminar das condições físicas e do risco de uma pessoa desenvolver certas doenças, conforme mostra a tabela abaixo:


(clique para ampliar)

Este tema foi debatido nas aulas de Matemática da turma 82, profª Adriane.
Em sala de aula, os alunos, reunidos em grupos, fizeram o levantamento dos dados de cada integrante (peso/altura) e através de fórmula calcularam o seu IMC;

Na sala informatizada,
orientados pelas profªs Adriane
e Beth,
colocaram os dados na planilha e geraram os gráficos, escolhendo entre os modelos disponíveis, o mais apropriado para a perfeita visualização das informações.

Feito isto, abriram o editor de texto, colaram a tabela de dados e o gráfico do grupo. E por fim analisaram seus gráficos, classificando a categoria em que cada um se encaixava, de acordo com seu IMC e tabela dada pela professora.

Abaixo você pode visualizar gráfico de alguns grupos...




e mais alguns momentos dos alunos aqui na SI DILUSA.

Ah! Para achar seu IMC, divida o seu peso pela sua altura ao quadrado. E depois verifique na tabela em que classificação você se encaixa. Ok?!