sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Lendo e produzindo tirinha

Tirinha é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos.
(pt.wikipedia.org/wiki/Tirinha)

As turmas 31 e 32, professora Marlise, trabalharam com este tipo de arte.
Em sala de aula foram realizadas diversas atividades relacionadas ao tema e aqui na sala informatizada o trabalho se deu da seguinte forma:

-No primeiro encontro, momento só de leitura: acessaram o site da Mônica e puderam ler as tirinhas ali disponibilizadas;
-Nos demais encontros, momento de criação: produziram, em duplas, suas próprias tirinhas com personagens da Turma da Mônica.

Depois de prontas, as tirinhas foram impressas e entregues a eles. Abaixo, confira no álbum, momentos das aulas aqui na SI DILUSA.




A turma 42, professora Cris, que pesquisou sobre Maurício de Sousa, dentro do projeto Fazendo Arte, também produziu tirinhas com a Turma da Mônica.

Ah! Para ler as tirinhas da Turma da Mônica acesse o site , clique em "Quadrinhos" e depois em "Tirinhas".
Então, escolha a personagem e divirta-se!

Contos de nossa autoria

Dando continuidade a mais uma etapa do Projeto de Leitura e Produção,
os alunos das quartas séries 41 e 44 (profª. Arlení)

42 (profª. Cris)

e 43 (profª. Zenilda),

estiveram aqui na sala informatizada digitando e reestruturando suas produções textuais. Também desenharam no KolourPaint ou scanearam os desenho feitos em sala de aula para ilustrar suas histórias.

São textos bem interessantes que em breve serão organizados em forma de livros e farão parte do acervo da nossa biblioteca, para que todos possam ter o prazer de ler.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Finalizando apresentação de trabalhos

Durante esta semana finalizamos a socialização dos trabalhos de Ciências, das turmas do professor Luiz Alberto: 61, 62, 81 e 82.

As turmas de sexta série falaram sobre doenças causadas por helmintos, entre elas a Giardíase, a Cisticercose, a Ancilostomose.

Já as turmas de oitava série falaram sobre DSTs, entre elas a Aids, a Gonorréia, a Clamidíase, a Candidíase.

Parabéns aos alunos que se empenharam para produzir um bom trabalho!

Crônica X Conto

Com o objetivo de identificar as características existentes nos gêneros textuais crônica e conto, sabendo diferenciá-los, surgiu esta atividade.
Ela foi desenvolvida pela turma 82 junto com a profª. de Português Francisca.

Durante a atividade os alunos realizaram:
-leituras de crônicas e contos de autores conhecidos, nas idas à biblioteca da escola;
-interpretação de crônicas e contos, usando o livro didático;
-produção textual, individual ou em grupo, em sala de aula;
-digitação e reestruturação dos textos, na sala informatizada.

As produções serão socializadas através de um painel no dia 3 de outubro, onde teremos atendimento aos pais.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Qual a importância de aprender inglês?

Para responder a esta pergunta os alunos das turmas 71, 72, 73 e 74, acompanhados da professora Estela, estiveram pesquisando na internet.


Eles buscaram e leram vários textos sobre o assunto, selecionaram aspectos importantes e redigiram seus próprios textos, que foram impressos e entregues à professora.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Aprendendo através de jogos

Dando continuidade ao projeto iniciado no 1º semestre, as turmas 61, 62 e 82, nas aulas de Matemática da profª Adriane, voltaram a explorar jogos matemáticos.
A profª selecionou quatro novos jogos para serem trabalhados pelos alunos: Torre de Hanoi, Forca, Palavras Cruzadas e Recipientes.

Quer experimentar?
Então
clique aqui e acesse a página com link para estes e outros jogos.
Bom divertimento!!

Trabalhando com poemas

Esta atividade, desenvolvida com as turmas 61 e 62 nas aulas de Português da profª Francisca, teve como objetivos:
-Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar idéias, sentimentos e opiniões;
-Explorar o gênero "poema", levando o aluno a descobrir sua forma de organização, funções e caracteristicas, refletindo que a leitura pode ser fonte de informação, de prazer e conhecimento.
Durante as aulas eles estudaram e exploraram este genêro literário e produziram, em duplas, seus próprios poemas.
Clicando nas imagens abaixo você poderá ler poemas produzidos pelos alunos, um da turma 61 e outro da turma 62.





quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Parlendas: socializando as produções dos alunos

Nesta semana encerramos com as turmas 11 e 12, profª Tânia, o livro de parlendas. Cada aluno recebeu um exemplar com as suas produções e a professora recebeu um com todas as parlendas trabalhadas nas aulas aqui na SI DILUSA.
Na próxima semana, também será entregue um exemplar,das duas turmas, na biblioteca da escola, para que assim outros alunos tenham acesso aos livros.

Confira momentos deste dia no álbum abaixo.