sexta-feira, 28 de maio de 2010

Paisagem Natural e Paisagem Cultural



Este é o tema que está sendo trabalhado aqui na sala informatizada, nas aulas de Geografia (profª Bernardete) das turmas 51, 52, 53, 54 e 55.




O objetivo é que os alunos, após a leitura de textos, em sites previamente selecionados pela profª, construam seus próprios conceitos 
sobre paisagem natural e cultural.

Após a pesquisa, eles usarão o editor de texto para escrever e ilustrar os conceitos elaborados.

Mares do Sul e Marés

Este projeto está sendo desenvolvido pela prof. Nanci (CIE) e seus alunos de sexta série (turma 64) e oitavas séries (turmas 83 e 84).
A temática enfatizada é a ecologia da Restinga da Praia da Armação.
Pra conhecer mais sobre este projeto acesse a wiki que está sendo elaborada pela turma 64 aqui na sala informatizada. É só clicar no endereço abaixo:

Não deixe de conferir!!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Reagrupamento de alunos de 5ª série do Ensino Fundamental: Uma proposta de período integral

Este projeto envolve aproximadamente 20 alunos da turma 53 e tem como principal objetivo e desafio oportunizar a estes alunos novas alternativas pedagógicas, para que os mesmos possam protagonizar seu processo de apropriação da linguagem escrita visando o sucesso.

Ele acontece da seguinte forma: os alunos freqüentam sua respectiva turma, em período integral, sendo que pela manhã são orientados por seus professores das diferentes áreas de conhecimento e a professora articuladora.
Já à tarde, o tempo é dividido em aulas com a articuladora e mais oficinas pedagógicas de reciclagem, horta, biblioteca (leitura e interpretação), mídia (informática e rádio escola), música e laboratório de Ciências. Sempre com a articuladora presente.

O período integral acontece em quatro dias da semana, pois um dia é destinado para planejamento e discussões das intervenções necessárias entre o articulador, professores do ensino regular de 5ª série, família, professores oficineiros, direção e equipe pedagógica.
 
Confira no álbum abaixo momentos das oficinas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Documentário: Ações ambientais da E.B.M. Profª Dilma Lúcia dos Santos

Estamos diante de uma crise ambiental, onde os problemas ambientais estão se agravando. Temos que chamar a atenção para essa crise e de alguma forma mostrar o que estamos fazendo e estimular uma reflexão em busca de ações para reverter esse quadro.

Muitas atividades e ações acontecem na escola, então a idéia de produzir o documentário surgiu como uma forma de conhecer quais são essas atividades, como ocorrem e estimular a participação, a troca de experiências e o surgimento de novas propostas e ações.

O projeto teve inicio a partir da criação do GEA (Grupo de Educação Ambiental) Dilma Lúcia, organizado junto ao Laboratório de Ciências da escola. Os encontros são realizados no contra-turno da aula e conta com a participação de alunos interessados nas questões ambientais, sendo orientados pela prof. Juliane (CIE). Além dela, mais professores estão envolvidos: Camila (laboratório de CIE), Suzana (proj. Plantar e Colher), Márcia Cunha (PRO-REPA), Zenaide (proj. do Entorno), Nildes (proj. Leitura e Produção), Beth (sala informatizada) e Nanci (CIE).

Atividades a serem (ou que já foram) desenvolvidas:
*coleta de dados: materiais e registros das diferentes atividades e projetos ambientais da escola;
*saídas a campo;
*captação de imagens;
*entrevistas;
*produção de textos;
*sistematização das informações obtidas;
*produção e edição de um vídeo.

O documentário "Ações ambientais da E.B.M. Profª Dilma Lúcia dos Santos" está em fase de produção e a pretensão é lançá-lo na Semana do Meio Ambiente, que acontece em nossa escola de 07 a 11 de junho.
Vamos aguardar então!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Movimentos da Terra

Esta atividade de pesquisa na internet teve como objetivo reforçar o entendimento dos educandos sobre os Movimentos da Terra.

Os alunos das turmas 51 e 52, orientados pelos professores Mirian, Beth e Isaac, assistiram a uma animação representando estes movimentos;
Depois reproduziram os movimentos, através de desenhos  e textos, relacionando-os as simulações que observaram nas animações e sua imaginação.
Posteriormente assistiram a história “Capitão Tormenta e Paco em os Movimentos da Terra”, na qual utilizaram seus conhecimentos para resolver duas charadas propostas sobre o tema.

Momentos destas aulas foram registrados:


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Trabalhando com conteúdos da Matemática

As três atividades a seguir, foram desenvolvidas aqui na SI DILUSA e abordaram diferentes  temas:

1- TANGRAM:

 Jogo indicado pela prof. Eliandra (MTM), onde os alunos da turma 53, que vinham trabalhando este conteúdo em sala de aula, puderam:

· Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e a síntese. A regra básica do jogo era que cada figura formada deveria incluir as sete peças;
· Vivenciar que a Matemática pode ser divertida;
· Familiarizar-se com as figuras básicas  da Geometria;
· Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;

O site de referência:
(nesta página, no canto esquerdo superior da tela tem o link "joga Tangram", ali dá pra fazer o download)

2 - GRÁFICOS:

Como os gráficos constituem uma forma clara e objetiva na apresentação de dados estatísticos, esta atividade surgiu com o objetivo de proporcionar aos alunos a compreensão e uma melhor visualização dos fatos pesquisados por eles.
Ela foi desenvolvida pelos alunos das turmas 51 e 52
e a professora Emiliana(MTM).
Descrição:
1ª etapa) Consistiu em planejar o modo como seria realizada a pesquisa, qual o objetivo da sua realização e os métodos que seriam utilizados;
2ª etapa) Coleta de dados;
3ª etapa) Organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização dos
mesmos na construção dos gráficos;
4ª etapa) Construção dos gráficos e impressão dos mesmos, na sala informatizada;
5ª etapa) Montagem de cartazes e apresentação da pesquisa para a turma.


3- NÚMEROS INTEIROS:

Esta atividade, trabalhada pelos alunos das sextas séries 61 e 62 com a prof. Neli (MTM), teve como objetivo, aprofundar e revisar os conhecimentos referentes aos Números Inteiros, anteriormente trabalhados em sala de aula.
Na sala informatizada os alunos acessaram as atividades propostas no link
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/zeni_sidonia_fernando/mat1_ativ1.htm
para resolvê-las e respondê-las, computando os acertos alcançados.

Pode-se observar que os alunos adoraram "Viajar com a Matemática", pois realizaram as atividades com bastante entusiasmo e interesse.

Viaje você também. É só clicar aqui.

Quer outras atividades de Matemática? 

Oficina com os primeiros anos

Os alunos das turmas 11 e 12, prof. Helaine, estiveram conhecendo a sala informatizada.E para isso a professora Beth organizou uma oficina de ambientação. 
Foram dois encontros, onde as seguintes atividades aconteceram: confecção de crachás, visualização de dois pequenos vídeos, jogo online trabalhando com a soma,
pintura de desenho no KolourPaint.

As oficinas aconteceram depois da Páscoa, então aproveitamos e utilizamos o coelho como personagem motivador das atividades.

Com o jogo online trabalhamos com os números e as quantidades que eles representam.
Quer experimentar o jogo da soma?
Então acesse http://www.guri.com/caderno/somar.swf

Já os desenhos foram utilizados para a familiarização com o programa utilizado.

Estas são as pinturas da Turma 11

Para trabalhar a coordenação motora, a matemática e proporcionar a eles momentos de alegria e descontração. Eles adoraram colorir!!

Estas são as pinturas da turma 12

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Células-tronco e clonagem

Estes foram os assuntos pesquisados pelos alunos das sétimas séries 73 e 74, nas aulas de Ciências da prof Sinthya. Vários sites foram indicados pela professora e neles, os alunos puderam coletar as informações necessárias para responder aos questionamentos levantados em sala de aula.
Reconhecer os benefícios das células-tronco e da clonagem para a saúde humana, assim como seus riscos, foram os objetivos principais desta atividade.

Pesquisando na internet: turmas 73 e 74.

Ciclo da água

Com os objetivos de:

-Perceber que a água participa de um ciclo global e contínuo provocado pela energia solar;
-Reconhecer as mudanças de estados físicos no ciclo hidrológico;
-Elaborar texto explicativo sobre o tema em questão...

As turmas 54 e 55,


em uma das aulas de Ciências da prof. Sinthya, estiveram aqui na sala informatizada para visualizar, analisar e conversar sobre como acontece o "Ciclo da Água".
Na aula utilizamos duas animações online.

Os sites de referência foram:
(neste site clique em "voltar" para ver a animação)

Confira você também!

Divisão política do Brasil

Esta foi uma atividade desenvolvida pelas turmas 41 e 42 da prof. Arlení.
O principal objetivo foi  identificar cada estado brasileiro, relacionando com seu espaço (área)correspondente,
fixando assim o conteúdo estudado em sala de aula.

Durante as aulas foram acessados três sites:
-o do IBGE, com quatro quebra-cabeças de mapas e entre eles,
dois do Brasil:  

-o do imagem.eti, com uma atividade sobre as capitais do Brasil. É só escolher a região ou grupo de regiões entre as opções disponíveis "Norte" - "Sudeste,Centro-Oeste,Sul" - "Nordeste":
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/capitais_do_brasil_norte.html

-e o do Laboratório Virtual, também com um quebra-cabeça do Brasil, onde além de encaixar os estados você terá que encaixar as capitais:
Entre nos sites e teste seus conhecimentos!!!

Estes foram alguns momentos das turmas 41 e 42 aqui na SI DILUSA
 

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Primeiros trabalhos realizados

MODELOS ATÔMICOS
Esta foi a primeira atividade desenvolvida aqui na SI DILUSA em 2010.
Nela foram envolvidos os alunos das turmas 83 e 84, nas aulas de Ciências da profª Nanci.

Foram utilizadas em torno de seis aulas com cada turma, onde, com as atividades propostas, eles puderam:
*conhecer através de questionamentos e animações a história do pensamento científico e seus experimentos com relação ao átomo;
*perceber o desenvolvimento histórico da Ciência através da história da humanidade;
*reforçar conhecimentos já conceituados em sala de aula.
O site utilizado foi o Rived, para conhecê-lo acesse http://rived.mec.gov.br/

IRAQUE
Esta foi uma atividade de pesquisa na internet, onde os alunos das turmas 61 e 62, da profª Daniela, de História, trabalharam sobre o Iraque, principalmente no que diz respeito as causas e consequências da guerra. O tema que estava sendo trabalhado em sala de aula era Mesopotâmia – região em que se localiza hoje o atual Iraque.
Os sites que serviram de referência aos alunos foram:

http://www.brasilescola.com/geografia/iraque.htm
http://www.infoescola.com/iraque/economia-do-iraque/
http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xxi/guerra-iraque.htm


MAPA DA ÁFRICA
Esta também foi uma atividade de pesquisa na internet, com o objetivo de conhecer os países e as capitais do continente africano.
Durante as aulas de História da profª Juliana, os alunos das turmas das sétimas séries 71, 72 e 74, puderam acessar o site
http://www.luventicus.org/africa/mapapt.html
Eles tomaram nota dos nomes dos países e ao final da atividade tinham o mapa político da África no caderno.
Segundo a professora "Dessa forma, de um modo interativo, eles se familiarizam com a divisão política da continente estudado."


VARIEDADE LINGÜÍSTICA
A professora de Língua Portuguesa, Patrícia, propôs aos seus alunos de 8ª série,
turmas 81,82,83,84, esta atividade, onde eles puderam assistir a 4 vídeos do YouTube (Nascimento da Língua Portuguesa e Variação Lingüística 1, 2, 3) com o intuito de:

*Refletir sobre os fatores políticos, sociais e culturais que estimulam ou inibem a variação lingüística.
*Reconhecer a manifestação de preconceitos lingüísticos como estratégia de discriminação e dominação.
*Refletir sobre uma atitude crítica e não preconceituosa em relação às variedades lingüísticas e estilísticas.
*Avaliar o uso de variedades lingüísticas e estilísticas em um texto, considerando a situação comunicativa e o gênero textual.
*Provocar o grupo a pensar como se formam, em nossa mente, as representações e os significados e como essa forma de falar influencia as pessoas a terem preconceitos.
*Comentar as várias formas de falar das pessoas, de acordo com a região em que moram, de acordo com a situação e com os grupos dos quais fazem parte.

Como finalização os alunos produziram textos falando sobre o tema em questão.