segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lenda da mandioca

Dando continuidade ao projeto "Lendas e Mitos", os quintos anos 51 e 52 da profª. Arlení, trabalharam a Lenda da Mandioca.

Você já conhece essa lenda? Não?!
Então clique na imagem abaixo e conheça a história lendo o texto escrito pelas alunas Vitória e Fernanda, da turma 51.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estrutura atômica



Este ano, mais uma vez, a prof.ª Nanci (CIE) desenvolveu esta atividade com seus alunos de oitava série.



Foram quatro aulas na sala informatizada, onde os alunos da turma 83 puderam interagir com uma atividade da Rede Internacional de Educação, do site: http://rived.mec.gov.br



A página foi baixada da internet, contendo as atividades específicas que foram trabalhadas nestas aulas, permitindo aos alunos conhecer, através de questionamentos e animações, a história do pensamento científico e seus experimentos com relação ao átomo;

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Blog da Turma

De acordo com a prof.ª Cristhianny
"O
uso da informática perpassa vários campos de nosso cotidiano, por isso, é de suma importância que o aluno desde cedo tenha contato com o mundo virtual, seja para entretenimento, pesquisa, estudo, informação, etc..


Com o motivo de apresentar e trabalhar com o aluno do 3º ano neste ambiente, é que propus a criação de um blog para que assim, os alunos possam criar, copiar, visualizar, se divertir, aprender, enfim, ter um espaço para compartilhar suas ideias e descobertas."


O projeto "Blog da Turma" está sendo desenvolvido com as turmas 31 e 32, tendo como objetivos:

*Incetivar a escrita do aluno, não só na folha de papel, mas também no suporte virtual.
*Compartilhar com familiares e comunidade escolar as atividades
realizadas pela turma, assim como fotos da mesma.
*
Oportunizar a Inclusão digital do aluno.

Ele teve início com uma explicação sobre o que é e para que serve um blog. Também foi informado que o mesmo é aberto a comunidade escolar para que pais, alunos e professores tenham acesso ao mundo da criança enquanto ela está no seu horário escolar.

Na sala informatizada aconteceu a apresentação do blog, já criado pela professora, com algumas fotos e descrição de atividades realizadas desde o início do ano.Os alunos puderam ler as postagens, ver as fotos e fazer comentários.

Como em sala de aula, todas as sextas-feiras, as turmas tem as atividades permanentes, onde uma delas é “Nossa semana foi assim”, pretende-se escolher um aluno por semana para postar essa atividade.

Além desta, outras atividades permanentes também serão realizadas como: "Notícia da hora", "Descobri na Internet" e "Você sabia?"; sempre que possível esses conteúdos também serão postados pelos alunos que os trouxeram. Em paralelo as atividades em sala de aula, há um trabalho com a professora Marcia Duarte sobre “Adivinhas”, estas também serão postadas. Cabendo as professoras Christianny e Beth, intermediar as atividades propostas.

Ah! Para acessar os blogs das turmas é só clicar nos links abaixo:

BLOG DA TURMA 31

BLOG DA TURMA 32

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Elementos da tabela periódica no cotidiano

Situar-se na tabela periódica e reconhecer elementos químicos em substâncias usadas no cotidiano, foram os objetivos a serem alcançados nesta atividade desenvolvida pelas turmas 81 e 82, nas aulas de Ciências da profª. Beatriz.

Foram sorteados os grupos da tabela periódica (metais, semi-metais, não metais e gases nobres) entre as diversas duplas de alunos.

Na sala informatizada cada dupla teve que pesquisar três substâncias formadas por elementos químicos do grupo sorteado e organizar as informações adquiridas no editor de apresentação.



A socialização dos trabalhos está acontecendo no auditório da escola.