quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Trabalhos que chegam ao fim

*Os trabalhos referentes ao projeto "Planetas do Sistema Solar" foi socializado, e cada dupla de alunos apresentou o que conseguiu produzir.




As histórias em quadrinhos mostraram particularidades de cada um dos planetas que fazem parte do Sistema Solar.
Júpiter e Mercúrio estão aqui para exemplificar todo o trabalho realizado.
(Ah! Pra visualizar melhor as apresentações clique nas setinhas, no canto inferior direito)
Mercúrio




View more presentations from sidilusa
*Lembram do projeto "A organização e principais características do espaço geográfico europeu"? Ele também já foi socializado e concluiu-se as apresentações durante o mês de outubro.
Posto abaixo dois exemplos de trabalhos produzidos pelos alunos, um da turma 81 e outro da turma 82. Leia e conheça mais sobre dois países europeus: a Alemanha e a Itália.
(Lembrando! Pra visualizar melhor as apresentações clique nas setinhas, no canto inferior direito)
Alemanha




View more presentations from sidilusa
Itália




View more presentations from sidilusa
*O projeto "Cantigas de Roda" também foi concluído em outubro. Um exemplar do livro de cada turma foi impresso e mostrado aos pais na entrega das avaliações. Pretendemos até o final do ano imprimir um exemplar para cada aluno.
Os alunos dos primeiros anos 11 e 12 gostaram bastante de realizar este trabalho. O que eles mais gostaram de fazer?
Confira no álbum os desenhos deles, onde cada um expressou sua opinião.












quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Momentos especiais marcaram o mês de outubro

  • Festa em comemoração ao dia das crianças:
Aconteceu no dia 7 de outubro, nos períodos matutino e vespertino.
Para animar a criançada tivemos na festa:


"cama elástica..."


"show de mágica..."


"pintura de rosto e de unha..."


"um lanche super especial!"

Os alunos do 1º ao 5º ano se divertiram pra valer!

  • Visita de escritores catarinenses:
Como uma das escolas participantes do projeto "Clube da Leitura: A gente Catarinense em foco", recebemos a visita de quatro ilustres escritores:
  1. Yeda de Castro Goulart
  2. Alcides Buss
  3. Maurício Graipel
  4. Adão Karaí Tataendy Antunes
As turmas envolvidas com este projeto foram os quartos anos 41 e 42 da prof.ª Marlise e os quintos anos 51 e 52 da prof.ª Arlení.
Os visitantes foram recebidos na biblioteca da escola, ambiente que foi carinhosamente organizado e preparado para recebê-los.

Parabéns a toda a equipe da biblioteca: Kátia, Maria e Zizi!


Clicando nos nomes dos escritores você poderá ver como foi a visita de cada um deles.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lendo e escrevendo biografias

O gênero de texto que conta a história da vida de alguém se chama biografia. É uma mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata e registra a história da vida de uma pessoa, enfatizando os principais fatos.

É um gênero de narrativa não ficcional, onde os fatos podem ser contados em ordem cronológica ou por temas.

Conhecer a biografia de uma personalidade permite entender um pouco melhor o tempo em que ela viveu, o que a fez ser famosa, como alcançou o sucesso.
(fonte: http://educacao.uol.com.br/portugues/biografia-como-contar-a-historia-da-vida-de-alguem.jhtm)

As turmas 41 e 42, prof.ª Marlise, leram e escreveram as biografias de diversas personalidades:

Tarsila do Amaral foi a primeira a ser estudada pelos alunos. O site oficial da artista disponibiliza além da biografia, vários outros recursos, porém alguns só funcionam no windows. Foi uma pena!
Para acessar em casa e experimentar, clique aqui.



Logo em seguida, cada turma pesquisou a biografia dos escritores que irão vir à escola conversar com eles. A turma 41 leu e se informou sobre Adão Karaí Tataendy Antunes e a turma 42 sobre Yedda de Castro Bräscher Goulart.
Não foi fácil encontrar na internet informações sobre a vida deles, mas as turmas conseguiram dar conta da tarefa!

Prosseguindo com o estudo deste gênero textual, também foram pesquisadas as biografias de Cruz e Sousa, Debret, Antonieta de Barros e Rita Maria.



E pra finalizar este trabalho teremos a produção da autobiografia dos alunos.