A brincadeira é a forma própria de a criança dar sentido ao mundo. Através da brincadeira, a criança pode penetrar em textos, cabendo, dessa forma, ao professor, experimentar as mais variadas formas de linguagem.
As parlendas por sua vez, contêm um enunciado lúdico pedagógico pela sua forma e ritmo, desenvolvendo o aspecto psicossocial da criança, pois a sua linguagem é simples e atraente: os jogos de palavras, as onomatopeias, as repetições e as rimas nelas contidas agradam muito às crianças.
Sendo assim, surgiu o projeto "Brincando com parlendas", que está sendo desenvolvido pelas turmas 11 e 12 com a profª Helaine, profª Beth e a aluna Caroliny da 5ª série, como monitora.
Foram feitos trabalhos diversos com as parlendas em sala de aula, como leitura, recitação, interpretação, dramatização, entre outras.
Algumas, também serão vivenciadas na Educação Física.
E treze parlendas foram selecionadas e estão sendo trabalhadas na sala informatizada.
E treze parlendas foram selecionadas e estão sendo trabalhadas na sala informatizada.
Pretende-se montar um livro, com as produções de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário