quinta-feira, 24 de março de 2011

Trabalhando com texto instrucional

Esta atividade a ser realizada com o 5º ano 53, profª Cris Farias, foi vinculada a uma sequência didática que visava a produção de textos instrucionais.

A sala informatizada seria usada para se conhecer as regras de um jogo específico: “Tabuada – arraste e solte", disponível no site www.imagem.eti.br .

E num segundo momento, já em sala de aula, os alunos produziriam textos instrucionais apresentando as regras deste jogo.

Porém, no dia agendado, devido a velocidade da nossa internet, o site não funcionou como prevíamos e os alunos não conseguiram explorar as tabuadas disponíveis.
Ficamos bem chateados, mas iremos tentar novamente!!

Carnaval

Conhecer a história e a origem do carnaval foi o objetivo desta atividade de pesquisa, realizada pelos alunos dos terceiros anos 31 e 32, profª Cristhianny.



O site de referência foi o smartkids, com textos, vídeo, jogos e passatempos que informaram e divertiram a garotada.
Clique aqui e confira você também!

Energia Nuclear

Esta foi uma atividade de pesquisa realizada pela profª Beatriz (CIE) com seus alunos de 8ª série, turmas 81 e 82, onde eles puderam:
  1. conhecer algumas aplicações da energia atômica (fabricação de armas atômicas e geração de energia elétrica);
  2. refletir sobre questões éticas que envolvem o desenvolvimento tecnológico e o conhecimento científico.
As aulas na sala informatizada aconteceram da seguinte forma:
  • exibição de um trecho do programa globo ecologia que falava sobre aquecimento global e uso de energia atômica na geração de energia;
  • conversa sobre o vídeo;
  • pesquisa, em duplas, sobre o tema em questão, seguindo roteiro dado pela profª.
  • registro das informações obtidas no caderno, para posterior produção textual em sala de aula.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Primeiras ações

A

aconteceu a um mês atrás...
E desde então muita coisa foi feita...

Nos dois primeiros dias conhecemos o novo grupo de educadores e revemos os da casa; discutimos questões de ordem administrativa e pedagógica.

Depois a prioridade foi organizar o espaço físico e relacionar todos os equipamentos com problemas, a fim de encaminhá-los a assistência técnica.
Logo em seguida, planejamos com alguns professores e desenvolvemos algumas atividades que irei relatar nos próximos posts.
Algumas delas foram concluídas e outras iniciaram após o feriadão
de !!!

Conquista

Olá pessoal!
Estou reiniciando hoje as postagens aqui no blog.

Depois de muitas incertezas em relação a quem assumiria a coordenação dos trabalhos na SI DILUSA em 2011, eu, profª Beth, passei mais uma vez por um concurso público, e me efetivei neste cargo e nesta escola.
Foi uma conquista e tanto, pois com ela garanti minha permanência neste ambiente pelos próximos anos!