segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Animais vertebrados e invertebrados

Este foi o tema de pesquisa realizada pelas turmas do segundo ano 21 e 22, prof. Camily.

Cada aluno possuía um animal específico para pesquisar. Então, eles buscaram imagens do animal na internet e através da observação preencheram uma ficha(elaborada pelas professoras Camily e Fernanda) onde anotaram informações referentes a aparência do animal.

Com a ficha pronta, o segundo passo foi fazer um desenho no Tux Paint para ilustrar a pesquisa.






As produções ficaram lindas! Confira nas TVs abaixo...




Angola e Luanda


Este foi o tema da pesquisa realizada pela turma 54, prof. Renilda, com o objetivo de conhecer, valorizar e respeitar a cultura desse país, percebendo as influências do mesmo na formação do povo brasileiro.

Segundo a prof., o tema surgiu da necessidade de sanar a curiosidade dos alunos quando o poema ¨Sou Negro¨de Solano Trindade lhes foi apresentado. O poema fala de um homem negro e do sofrimento dos seus avós que vieram de Luanda como escravos, e será apresentado pela turma, em forma de jogral, no evento que acontecerá na escola no dia 3 de dezembro.


Durante a pesquisa os alunos puderam coletar informações e imagens sobre Angola e sua capital: Luanda.


Serão confeccionados cartazes com o material pesquisado na sala informatizada.

Animações de física e pesquisa do Cientista

Esta atividade, desenvolvida pela prof.ª Nanci com os alunos da turma 83, teve como objetivo a realização de um trabalho de reflexão e pesquisa sobre fatos do nosso cotidiano ligados a física e as leis de Newton, noções gerais de velocidade, distância, tempo, força e aceleração, através de animações com o RIVED.





Os alunos também realizaram uma pesquisa sobre o cientista escolhido em sala de aula para a apresentação do trabalho final. O qual será avaliado em apresentação formal individual para a turma durante este mês de novembro.



Além disso, foram feitas atividades práticas complementares com bola, permitindo que os alunos utilizassem o mesmo conhecimento aplicado e desta forma pudessem avaliar a aprendizagem da atividade.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Estações do ano



Atividade lúdica, desenvolvida pelos terceiros anos 31 e 32, prof.ª Cristhianny, a fim de complementar o estudo realizado em sala de aula. Os alunos puderam acessar os jogos listados abaixo e realizar as atividades solicitadas.

Atividade 1 – Montar cenário
Atividade 2 – Colorir as estações
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/colorir-online-outono.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/colorir-online-inverno.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/colorir-online-primavera.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/colorir-online-verao.html

Atividade 3 – Vestir a Mônica de acordo com as estações: Verão ou Inverno
http://www.monica.com.br/diversao/games/guarda/guarda.htm

Porém, como não foi possível realizar a atividade 2 na sala informatizada, os alunos escolheram uma das estações para ilustrar no Tux Paint.


(Turma 32 em ação na sla informatizada)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pesquisando na internet...

A prof.ª Rita (CIE) esteve utilizando a internet como fonte de pesquisa para trabalhar dois temas distintos com seus alunos. Segue abaixo o que ela desenvolveu com as suas turmas:
Tema: Alimentos-origem e funções;
Turmas envolvidas: sétimas séries 71 e 72;
Objetivos: conhecer a origem étnico cultural e as funções dos nutrientes dos alimentos escolhidos pelo grupo.
Produção: cartaz informativo.
Tema: Animais exóticos
Turma envolvida: sexta série 63;
Objetivos: conhecer a origem, características mais marcantes e classificação dos animais selecionados pelo grupo.
Produção: cartaz informativo.

Obs.: as fotos desta postagem mostram a turma 63 na sala informatizada.