quinta-feira, 12 de abril de 2007

Aconteceu em março...

  • História da Língua Portuguesa...

Com o objetivo de conhecer como evoluíram as línguas, como se formaram os idiomas neolatinos (como o Português) e mostrar a formação do português moderno como resultado do contato com outros povos, os alunos da 8ª série/ turma 81/professora Nildes, estiveram na Sala Informatizada pesquisando na Internet.
Durante a exploração do site
www.educacional.com.br , eles puderam vislumbrar de modo interativo e atraente, a história da nossa Língua.
Segunda a professora "conhecer um tanto da história da Língua Nacional é condição para conquista da cidadania e a compreensão da realidade brasileira. Esse estudo é capaz de comprovar aos alunos a relação íntima entre as diferentes disciplinas do currículo, com o que, todas ganham maior significação."


Momentos da turma na Sala Informatizada

  • Conhecendo novos ambientes...
As turmas das primeiras séries, professoras Márcia e Tânia, estiveram conhecendo a Biblioteca e a Sala Informatizada da nossa Escola.
Para tornar a visita mais interessante a coordª da SI, Beth, e a bibliotecária, Kátia, planejaram juntas este momento.
Foi realizada a "Hora do Conto" na biblioteca e na Sala Informatizada os alunos conheceram e usaram o MicroMundos para representar com desenhos a história que ouviram.
Pudemos perceber o quanto foi importante e prazeroso para eles estar nestes ambientes, podendo produzir e interagir com todos os recursos ali disponíveis.




Momentos da "Hora do Conto" na Biblioteca




Momentos da produção na Sala Informatizada


  • Visitando a Sala Informatizada...
Com o objetivo de conhecer o ambiente informatizado e todos os recursos nele disponíveis, visitaram a Sala Informatizada três turmas do Nei Armação.
Os alunos, na faixa etária de 4 a 6 anos, acompanhados de suas professoras, puderam observar e manusear alguns dos equipamentos da sala.
Cantaram e reproduziram com gestos as canções que ouviram no CD, mas ao ver suas fotos na tela do computador ficaram encantados e super felizes! A animação foi geral, chamavam professoras e colegas para vê-los ali "dentro". Confira abaixo alguns momentos desse encontro.
É a tecnologia presente cada vez mais cedo na vida das nossas crianças!




Turma Bagunçada - Profª Taíse Turma Do Coração - Profª Miria


Turma Estrela - Profª Janaína


  • Observando obras de arte...
A 8ª série 82, profª Viviane, teve uma aula na Sala Informatizada para conhecer a vida e observar obras do artista Victor Vassarely, as quais foram organizadas pela profª no Power Point.
Os alunos exploraram a apresentação, escolheram uma das obras e fizeram um esboço dela para posterior trabalho em sala de aula.
E você? Já ouviu fala sobre este artista?
Victor Vassarely era um pintor e gráfico francês de origem húngara.
Nasceu em 9/4/1908 na Hungria e faleceu em 15/3/1997 na França.
Foi um grande expoente do Op Art (Optical Art). Começou como gráfico em Paris, dedicando-se ao estudo da luz, do espaço e dos materiais.
Liderou um grupo de artistas no estudo de como a retina processa as imagens e como manipular cores e formas para criar ilusões óticas, noções de profundidade entre outros efeitos gráficos.
As obras de Vassarely representam uma síntese entre a arte concreta e o construtivismo, bem como a possibilidade de controlar a obra de um ponto de vista racional e estético.



Alguns exemplos das obras do artista

Nenhum comentário: