quinta-feira, 23 de julho de 2009

Crescimento populacional, uso dos recursos naturais e pobreza

Estes foram os temas estudados durante este trabalho com as turmas 81, 82 e 83, nas aulas de Geografia da profª Zaira.

Com os objetivos de conhecer e discutir as teorias demográficas (Malthusiana, neomalthusiana e reformista); melhorar a capacidade de leitura e interpretação de gráficos e tabelas; aperfeiçoar o uso do programa de planilha de dados e o editor de texto do Linux Educacional 3.0, os alunos realizaram aqui na sala informatizada as seguintes atividades:

Atividade 1:
Inserir dados relacionados a População mundial, entre 1750 a 2000, na tabela do Calc (editor de planilha). Gerar gráfico, observando: tipo de gráfico, escala do gráfico, título e fonte.

Atividade 2: Ler no site http://educacao.uol.com.br/geografia/teorias-demograficas.jhtm, sugerido pela profª, sobre as teorias demográficas. Após a leitura, usando o Writer (editor de texto), responder a questões produzindo um texto, com base no estudo das 3 diferentes teorias demográficas e na análise do gráfico.

Os alunos serão avaliados pelo gráfico gerado, pela produção do texto explicativo, pela capacidade de trabalhar em dupla ou grupo, pelo cuidado com o espaço e os equipamentos da sala informatizada e pela participação e cooperação.

Nenhum comentário: