quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lendas e mitos


Em tempos de Pokemons e outros monstrinhos japoneses, que tal resgatarmos as histórias tradicionais do nosso folclore, com suas lendas, mitos e encantamentos?


Partindo deste questionamento, as turmas do 5º ano 51 e 52, profª Arlení, iniciaram o projeto "Lendas e Mitos".
Das atividades propostas já foram feitas pesquisas em casa, onde os alunos conversaram com pessoas mais velhas, registraram e trouxeram lendas contadas por elas para serem lidas em sala de aula.


Depois, iniciou-se o estudo de lendas que fazem parte do folclore brasileiro.
O "Negrinho do Pastoreio" e "A lenda do guaraná" foram as primeiras a serem trabalhadas.



Elas foram reescritas na sala informatizada.

Os desenhos para ilustrá-las foram scaneados ou feitos diretamente no computador, de acordo com a preferência dos alunos.


Teremos outras lendas e ainda mitos a serem vistos e debatidos. Todos serão lidos, discutidos, reescritos e ilustrados pelos alunos. E no final do projeto, faremos um livro com os textos e ilustrações dos alunos para doar a biblioteca da escola.

2 comentários:

maria luiza correa de oliveira disse...

eu gostei das lendas.pois são legais e engrasadas.

maria luiza correa de oliveira disse...

Eu achei que todas as lendas eram interessantes.Cada uma tem uma coisa diferente isso é muito inportante pois até todas tem o pajé isso é o motivo delas serrem iguais.Eu gostei muito mesmo isso é muito interessante para que sejam uma lenda facíl para ler.Eu espero que não sejam as ultimas lendas.Todas as lendas são incrivéis.Para saber leras e escrevelas é só treina-las isso fasilita mas as coisas.Mais as lendas são ótimas.Mesmo sendo que elas já eram facíos de ler e de escrever.Pois a lenda do negrinho do pastoreio era muito boa a lenda do guaraná também e já a lenda da mandioca era melhor.Eu gostei mas da lenda da mandioca.Pois ela era muito incrivél para todos que gostaram.Nós esperamos trabalhar com mais lendas elas erram ótimas e todas erram engrassadas.