segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A organização e principais características do espaço geográfico europeu


[fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Europe_(orthographic_projection).svg]

"Ao se estudar os países do continente europeu encontramos várias características físicas e sociais muito diferentes daquelas presentes no espaço geográfico brasileiro. Diante disso, a realidade européia apresenta-se abstrata aos alunos, uma vez que os mesmos não podem analisá-la in loco. Com o acesso aos sites relacionados à Europa busca-se aproximar os conteúdos abordados em sala de aula de maneira teórica (relevo, clima, economia, entre outros aspectos) com a realidade empírica do continente. O acesso à internet permite a visualização de imagens, vídeos, mapas e textos que facilitam o entendimento dos temas estudados." (Prof.º Roberto - GEO)

Sendo assim, surgiu este projeto, onde os alunos das oitavas séries 81 e 82 puderam:

- Conhecer as características físicas e humanas da Europa a partir da leitura de mapas e imagens.
- Utilizar a pesquisa como forma de adquirir/produzir conhecimentos.
- Aperfeiçoar a capacidade de coletar e sistematizar as informações pesquisadas na internet.
- Exercitar a criatividade e a capacidade de síntese por meio da criação de uma propaganda sobre o tema pesquisado.


O projeto teve início em sala de aula, com a apresentação e discussão do tema da pesquisa, com a indicação de sites a serem consultados e a forma de socialização do material pesquisado.
Decidiu-se também que as atividades seriam realizadas em duplas, sendo que cada uma ficaria encarregada de pesquisar sobre um país da Europa.

Na sala informatizada os alunos acessaram sites da internet, selecionaram textos e imagens, mapas, gráficos e demais materiais que continham as informações relacionadas ao seu tema. O material encontrado na pesquisa foi organizado em forma de slides, buscando selecionar e organizar as principais informações e elementos gráficos que auxiliassem na compreensão do tema em análise.

Como finalização do projeto, os alunos tiveram que usar a criatividade e produzir um slide-propaganda sobre o país pesquisado.

A socialização das pesquisas, por meio de apresentação oral dos alunos, iniciará a partir da próxima 2ª feira (19/09) no auditório da escola.

Abaixo, você pode conferir alguns momentos do trabalho das turmas 81 e 82 na sala informatizada.



Nenhum comentário: