segunda-feira, 4 de junho de 2007

Localizando-se no espaço geográfico

Foi com este objetivo, ou seja, de localizar o bairro, a cidade, o estado, o país... enfim, o lugar onde vivemos, que a turma 33, da professora Sílvia, esteve na Sala Informatizada.
Aqui, eles puderam vislumbrar de maneira bastante atrativa o planeta Terra. E nele localizar nosso país, nosso estado, nossa cidade, nosso bairro. Alguns chegaram até a localizar a rua onde moram!
Tudo isso foi possível através da exploração do Google Earth. Você não conhece este programa?



O Google Earth é um programa desenvolvido e distribuído pelo Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de fotografias de satélites, obtidas em fontes diversas. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e fotos de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos.
Atualmente, o programa permite girar uma imagem, marcar os locais que você conseguiu identificar para visitá-los posteriormente, medir a distância entre dois pontos e até mesmo ter uma visão tridimensional de uma determinada localidade. No mês de maio de 2006 as imagens de satélite sofreram uma atualização e agora uma grande parte do Brasil já está em alta resolução. Mesmo pequenas cidades encontram-se disponíveis em detalhes.
O Google Earth faz a cartografia do planeta, agregando imagens obtidas de várias fontes, incluindo imagens de satélite, fotografia aérea, e sistemas de informação geográfica sobre um globo em 3D.
(Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Nenhum comentário: