quinta-feira, 6 de maio de 2010

Primeiros trabalhos realizados

MODELOS ATÔMICOS
Esta foi a primeira atividade desenvolvida aqui na SI DILUSA em 2010.
Nela foram envolvidos os alunos das turmas 83 e 84, nas aulas de Ciências da profª Nanci.

Foram utilizadas em torno de seis aulas com cada turma, onde, com as atividades propostas, eles puderam:
*conhecer através de questionamentos e animações a história do pensamento científico e seus experimentos com relação ao átomo;
*perceber o desenvolvimento histórico da Ciência através da história da humanidade;
*reforçar conhecimentos já conceituados em sala de aula.
O site utilizado foi o Rived, para conhecê-lo acesse http://rived.mec.gov.br/

IRAQUE
Esta foi uma atividade de pesquisa na internet, onde os alunos das turmas 61 e 62, da profª Daniela, de História, trabalharam sobre o Iraque, principalmente no que diz respeito as causas e consequências da guerra. O tema que estava sendo trabalhado em sala de aula era Mesopotâmia – região em que se localiza hoje o atual Iraque.
Os sites que serviram de referência aos alunos foram:

http://www.brasilescola.com/geografia/iraque.htm
http://www.infoescola.com/iraque/economia-do-iraque/
http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xxi/guerra-iraque.htm


MAPA DA ÁFRICA
Esta também foi uma atividade de pesquisa na internet, com o objetivo de conhecer os países e as capitais do continente africano.
Durante as aulas de História da profª Juliana, os alunos das turmas das sétimas séries 71, 72 e 74, puderam acessar o site
http://www.luventicus.org/africa/mapapt.html
Eles tomaram nota dos nomes dos países e ao final da atividade tinham o mapa político da África no caderno.
Segundo a professora "Dessa forma, de um modo interativo, eles se familiarizam com a divisão política da continente estudado."


VARIEDADE LINGÜÍSTICA
A professora de Língua Portuguesa, Patrícia, propôs aos seus alunos de 8ª série,
turmas 81,82,83,84, esta atividade, onde eles puderam assistir a 4 vídeos do YouTube (Nascimento da Língua Portuguesa e Variação Lingüística 1, 2, 3) com o intuito de:

*Refletir sobre os fatores políticos, sociais e culturais que estimulam ou inibem a variação lingüística.
*Reconhecer a manifestação de preconceitos lingüísticos como estratégia de discriminação e dominação.
*Refletir sobre uma atitude crítica e não preconceituosa em relação às variedades lingüísticas e estilísticas.
*Avaliar o uso de variedades lingüísticas e estilísticas em um texto, considerando a situação comunicativa e o gênero textual.
*Provocar o grupo a pensar como se formam, em nossa mente, as representações e os significados e como essa forma de falar influencia as pessoas a terem preconceitos.
*Comentar as várias formas de falar das pessoas, de acordo com a região em que moram, de acordo com a situação e com os grupos dos quais fazem parte.

Como finalização os alunos produziram textos falando sobre o tema em questão.

Nenhum comentário: