quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ilha de Santa Catarina - Jardim do Brasil




Trabalho realizado pelas turmas 31 e 32, profª Cristhianny, onde os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre as praias e pontos turísticos da cidade de Florianópolis.

Em sala de aula, as turmas estavam trabalhando com os sonetos X e XI de Luís Ernesto Lacombe "Ilha de Santa Catarina – Jardim do Brasil", e o estudo estendeu-se até a sala informatizada.



Vários lugares de Florianópolis foram citados nos sonetos, e os alunos, aqui na SI, pesquisaram imagens destes locais na internet e escolheram a que acharam mais bonita. Os sonetos também foram digitados com a participação de todos os alunos.

Depois, em sala de aula, já com as imagens e textos impressos, aconteceu a montagem de um painel com o mapa de Florianópolis, as fotos e a poesia trabalhada.







3 comentários:

Luís Ernesto Lacombe disse...

Olá!
Sou Luís Ernesto Lacombe, autor do livro "Ilha de Santa Catarina - Jardim do Brasil". Fiquei muito feliz ao descobrir que a escola de vocês usou o meu livro para desenvolver um trabalho tão interessante. Fiz uma grande declaração de amor à Ilha com a minha coroa de sonetos, mas o livrinho não teve a repercussão esperada. Muito bom saber da iniciativa de vocês... Quando surgir uma chance de ir a Floripa, tentarei um contato com vocês, para visitar a escola.
Obrigado.
Abraços

Unknown disse...

Olá, Luís!
Uma amiga me apresentou ao seu livro e me deu dicas sobre como poderia trabalhar com ele. Gostei tanto do livro e do resultado do nosso trabalho em equipe, que este ano estou novamente trabalhando com ele com meus alunos do 3º ano da escola Municipal Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha (uma das praias citadas em seu livro, assim como a Armação).
Muito obrigada!

Anônimo disse...

Professora Cristhianny,
Eu que agradeço.
No segundo semestre, vou lançar meu terceiro livro, o segundo infantil. Em 2010, publiquei o "E aí, bicho?", com sonetos sobre dez bichos. Agora, também pela Escrita Fina Edições, sai o "Manual Poético dos Esportes Olímpicos", com um soneto dedicado a cada uma das modalidades dos Jogos Olímpicos do Rio. Depois do lançamento, envio para você dois exemplares de cada um dos meus livros infantis, OK?
Parabéns pelo trabalho. Beijos, Lacombe