segunda-feira, 4 de junho de 2007

Construção de diálogos

Este projeto está sendo desenvolvido pelo professor Júlio, de Matemática, com as turmas de 8ª série, 81 e 82. E o programa utilizado é o MicroMundos.

Os objetivos propostos são:

* “Que o aluno entenda o processo de programação do sistema logo utilizado pelo software para deslocamento da tartaruga, movimentando os personagens”.
* “Que o aluno desenvolva um texto em forma de diálogo, expressando assim um conteúdo matemático de 5ª à 8ª série na forma de problema, bem como a sua explicação e resolução. O diálogo deverá também, ser animado".

Como tudo está acontecendo:

Os alunos, em sala de aula, e em duplas ou trios, elaboraram um texto em forma de diálogo. Na Sala Informatizada, atualmente, estão criando suas páginas no MicroMundos. Estão desenvolvendo um cenário com personagens tirados de arquivos ou pesquisados na Internet, compondo assim seu ambiente para o diálogo. Os textos estão sendo digitados e programados, assim como todas as movimentações necessárias para que haja uma sincronia entre o movimento e a fala dos personagens. Toda a apresentação deverá ser automatizada através da programação que o próprio aluno deverá fazer!

Como serão avaliados:

*Será observada a qualidade do texto;
*A forma de apresentação;
* A assiduidade na Sala Informatizada;
* Se foram atendidas as exigências anteriores;
* O resultado final, ou seja, se todos os comandos e programação estão funcionando perfeitamente.

Este é um trabalho que requer muita concentração, dedicação e paciência. E os bons resultados, com certeza, só serão alcançados se houver bastante empenho nos momentos de produção. Portanto alunos, façam o melhor que puderem. Confiamos no potencial de todos vocês!

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Vivenciando o ambiente informatizado

Como qualquer outro instrumento tecnológico, o computador está nas mãos de quem detém o poder. Entretanto, a sua introdução e socialização nos meios educacionais são necessários no sentido de democratizar todas as formas e linguagens tecnológicas.
Na Educação Infantil, há a proposta de se ampliar o universo vivencial e cultural das crianças, proporcionando experiências com as mais diversas situações e linguagens. E visando a utilização da linguagem tecnológica como instrumento de apoio, recreação e criação, além do seu conhecimento e apropriação, foi pensado este projeto.
Dele participam, a princípio, três turmas de alunos, com idades que variam dos 4 aos 6 anos, do Nei Armação (Núcleo de Educação Infantil da Armação).
Os encontros acontecem quinzenalmente (quando possível) e neles as crianças têm a possibilidade de interagir com os computadores e todos os demais recursos disponíveis na Sala Informatizada. Já exploraram o CD Coelho Sabido, viram suas fotos e desenhos na tela (Que alegria pra eles!) e conheceram o MicroMundos. Muitas outras experiências por certo serão vivenciadas, proporcionando cada vez mais às crianças, momentos de aprendizagem de forma lúdica e prazerosa!


Momentos dos encontros
Turma Bagunçada / Profª Taise
Turma do Coração / Profª Miria
Turma Estrela / Profª Janaína

O cavalinho preto

Com os objetivos de tornar o aluno um produtor de textos e permitir que o mesmo se expresse através das mais variadas formas de linguagem surgiu este projeto.
Este também foi um projeto desenvolvido pela professora Márcia Duarte, só que com a sua turma de 2ª série.
Segundo a professora "É importante que o aluno perceba que o que ele escreve, outras pessoas irão ler. Daí a importância da revisão e reestruturação dos textos produzidos. Desta forma podemos levá-los a refletir sobre suas escritas."
Durante seu desenvolvimento várias atividades foram trabalhadas ( dramatizações, confecção de instrumentos musicais com lixo reciclado, exercícios de percepção auditiva, música, produção de desenhos, produção de texto de forma coletiva e individual...) e vários ambientes foram envolvidos (sala de aula, sala informatizada, biblioteca, sala de reciclagem).
Alguns momentos aqui na SI foram registrados. Confira nas fotos!





terça-feira, 29 de maio de 2007

A história da Tereza

Tereza é uma boneca negra, feita de pano. Ela foi confeccionada pelos alunos da turma 13 e a professora Márcia Duarte, com o objetivo de trabalhar questões relacionadas a identidade, diversidade, hábitos de higiene, alimentação...
Na Sala Informatizada, os alunos produziram um livro que conta a história dela. Eles utilizaram os recursos disponíveis no software Micromundos para produzir suas páginas.
Também na SI, além das questões anteriormente citadas, foram trabalhadas com mais intensidade, questões relacionadas à leitura e à escrita. Outro ponto enfatizado foi a linguagem visual, bastante utilizada na criação artística dos alunos.

Jogos e suas regras

Com os objetivos de...
  • aplicar o aprendizado sobre jogos e suas regras já iniciado em sala de aula;
  • perceber diferentes situações e estratégias necessárias para a execução dos jogos, adaptando-as se preciso for;
  • reconhecer a necessidade de saber ler para poder seguir as instruções do CD-Rom ou site e assim conseguir jogar e/ou realizar as atividades sugeridas;
As turmas 21 e 23 da profª Marlise estiveram na Sala Informatizada explorando vários CDs infantis e os sites do Iguinho e da Turma da Mônica.
Em sala de aula os alunos já haviam experimentado vários jogos com regras e estratégias. Nos CDs e sites da Internet, eles puderam vislumbrar alguns jogos que já conheciam e também descobrir novos, que talvez possam ser adaptados para sala de aula.
Segundo a professora "Ao escolher um jogo, a criança sente a necessidade de ler para seguir as instruções e conseguir jogar sem o auxílio de adultos e colegas."
O entusiamo das turmas foi ótimo. Observe alguns destes momentos nas fotos abaixo:



Quer navegar nos sites? Entre nestes endereços:
http://iguinho.ig.com.br/
http://www.turmadamonica.com.br/index.htm