terça-feira, 17 de julho de 2007

Produzindo História em Quadrinhos

Com a utilização deste CD...
duas turmas da nossa escola estiveram aqui na Sala Informatizada produzindo histórias em quadrinhos. Porém, a maneira como trabalharam foi bem diferente! Saiba como tudo aconteceu lendo os relatos a seguir:
  • O leão e o ratinho
Este foi o título do projeto desenvolvido pela profª Arlení, com suas duas turmas: 4ª série 41 e 43. Através dele, buscou-se aplicar uma maneira mais prazerosa de produção de texto! E produziu-se uma história em quadrinhos a partir de uma fábula lida.
Em sala de aula e em casa foram lidas várias fábulas e os alunos selecionaram uma para transformar em história em quadrinhos.
Foram trabalhados diversos conteúdos/conceitos, entre eles: história em quadrinho, tipos de balões, onomatopéias, ortografia, pontuação, acentuação e reestruturação.
Na SI, foram montados os cenários, escolhidos personagens e objetos. Também escolheram balões e digitaram as falas.
Depois de tudo pronto os trabalhos foram impressos, mas para nossa frustação os textos não apareceram na impressão. Problemas de compatibilidade do CD com o Windows XP... Fazer o quê? Tentamos, tentamos mas não conseguimos solucionar este problema. Mesmo assim as histórias ficaram com cenários bem caprichados. Parabéns a todos!!!



Momento de ação na Sala Informatizada

  • Turma da Mônica
Este trabalho, da profª Marlise e suas turmas de 2ª série, surgiu com os objetivos de levar o aluno à:
*produzir um texto em quadrinhos adequando cenários, personagens e falas;
*observar a escrita correta das palavras, o uso de letras maiúsculas, acentos e pontuação;
E, para os alunos que ainda não sabem ler:
*reconhecer e memorizar as letras do teclado do computador, diferenciando também letras maiúsculas e minúsculas;
*perceber a relação do som das palavras que desejar escrever com as letras utilizadas.

Toda a produção das histórias em quadrinhos aconteceu aqui na Sala Informatizada, os alunos escolheram personagens da Turma da Mônica, objetos, balões e cenários disponíveis no CD, criaram seus enredos e as falas. Trabalharam o tempo todo em dupla, e suas histórias foram bem variadas e criativas.
Tanto na turma 21 como na turma 24 tivemos ótimas histórias. Adorei o empenho de vocês alunos! Ah, de vocês também professoras!
Confira abaixo uma das produções das turmas.

Nenhum comentário: