quinta-feira, 19 de julho de 2007

Quando a Internet é usada não só como fonte de pesquisa e entretenimento...

surgem projetos como este:
A ESCOLA SEM PAPÉIS: UM PASSO PARA O FUTURO. INTEGRANDO A WEB NO ENSINO BÁSICO CATARINENSE

Proponente: Professora Nildes Macedo Lage.
Turma envolvida: 8ª série 81 (38 alunos)
Equipe de aplicação:
Orientador: Doutor João Bosco da Mota Alves, Professor titular do Departamento de Informática e Estatística e do Programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Professor responsável: Nildes Macedo Lage, Mestre em Lingüística, Professora de Língua Portuguesa, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Estagiário de informática: Acadêmico Yuri Gomes Cardenas , do Curso de Sistemas de Informação, UFSC.
Apoio técnico e pedagógico:Elizabeth A. Antunes (Professora/Coordª da Sala Informatizada);Altair Alves Lúcio Felipe (Orientadora educacional); Maria Alice Corrêa Benavides( Orientadora Educacional).

Objetivo geral: Integrar a informática às práticas de ensino para adquirir e construir o conhecimento interdisciplinar do aluno, tomando como instrumento a produção de enunciados em Língua Portuguesa. Pretende-se que essa construção ocorra ativamente, para que o discente possa, no futuro imediato, interagir com o ambiente escolar, interpretar e expor com palavras próprias os conteúdos disciplinares, receber e produzir mensagens de alcance ilimitado, dadas as possibilidades abertas pela informática e pela Internet.

Objetivo específico: Fornecer ferramentas para...
*Proporcionar o aprofundamento dos temas estudados, utilizando textos de distintas áreas de conhecimento, com possibilidade de interagir com outros enfoques e outras linguagens além da textual: vídeos, gráficos, fórum de discussão, etc.;
* Dar ao professor a oportunidade de agregar qualidade e dinamismo às aulas;
*Reconhecer e atender a dificuldades individuais, oferecendo material didático de acordo com as necessidades e ritmo de aprendizagem de cada um;
*Ler e compreender textos sobre acontecimentos ou temas de maior abrangência por eles suscitados;
* Enviar textos pela rede, podendo refazê-los a partir dos comentários e correções do professor;
* Participar, questionando e opinando sobre eventos e idéias da atualidade, no Brasil e no mundo;
*Pesquisar informações na rede e partilhá-las com jovens de todas as regiões do mundo em que se fale a Língua Portuguesa.


Metodologia:
Os alunos terão aulas presenciais, teóricas e práticas, que apresentam, em sala de aula, os conteúdos que fazem parte do planejamento da disciplina de Língua Portuguesa, em módulos ou projetos a serem desenvolvidos. Explicado o conteúdo, tiradas as dúvidas, os alunos irão à sala informatizada, e, on line, utilizando o software Moodle, acessível em língua portuguesa com se-nhas individuais, realizarão as tarefas propostas. Em caso de dúvida, poderão acessar o Moodle de sua casa, de onde existir computador ou da sala informatizada da escola, em horário a isso destinado, interagindo, então, com o professor. Este corrigirá os trabalhos, tecerá comentários e sugestões, que os alunos levarão em conta, se necessário, ao refazer a tarefa. Semanalmente, serão propostos temas para o fórum de discussão, estimulando-se o aluno a ler, expressar-se com clareza e estabelecer julgamentos de valor, argumentando com clareza e espírito cooperativo.Espera-se que o aluno agregue à apreensão de conhecimentos enciclopédicos e de procedimento, o prazer de ampliar, por via da Informática, sua visão de mundo.

O software
Moodle é um sistema de gerenciamento de cursos projetado para ajudar os professores, utilizando recurso on line. O software vem sendo usado em todo o mundo por universidades, escola de nível técnico e médio, empresas e professores isolados. Seu código é aberto (open source), o uso livre, gratuito; foi traduzido e adaptado para o português e é disponível em vários sítios da Universidade Federal de Santa Catarina.
No ensino fundamental, o Moodle – como outros programas similares - ainda está em fase de experimentação. Sua aplicação ao ensino básico de Língua Portuguesa poderá, se bem sucedida, ser utilizada pelas demais disciplinas e em outras escolas, criando-se uma cultura de uso das tecnologias de informação e da comunicação na rede pública municipal de Florianópolis.

Cronograma


O projeto tem duração prevista de um ano letivo, com eventual prorrogação, segmentado em trimestres.
Quer conferir o trabalho mais de perto? Acesse o site neste endereço http://moodle.rexlab.ufsc.br



Estes são momentos da turma na Sala Informatizada

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